quinta-feira, 30 de agosto de 2012

América Bulls joga pela liderança da divisão nordeste


O América Bulls UNI-RN continua a campanha no Campeonato Brasileiro e enfrenta mais um desafio neste domingo (02). O time irá enfrentar o Dragões do Mar, de Fortaleza-CE, em partida marcada para às 15h, no Estádio Municipal de São Paulo do Potengi. Na partida, o time potiguar irá buscar quebrar um tabu de quatro jogos sem vencer o tradicional adversário.

Na temporada 2011, o América Bulls UNI-RN e a equipe de Fortaleza foram responsáveis pelas principais partida promovidas pelas extinta LINEFA (Liga Nordestina de Futebol Americano). A expectativa é que a partida seja um grande clássico, até porque os times seguem invictos na temporada 2012 e disputam, diretamente, a liderança do grupo da divisão nordeste.

O Campeonato Brasileiro segue bastante disputado. No último final de semana, o Natal Scorpions conquistou sua vitória em um jogo apertado contra o Estácio Cangaceiros (CE) por 21 x 14, pela divisão Sul o time Maceió Marechais venceu o Salvador All Saints em Salvador por 14 x 0.

A fase de grupos da competição está próximo ao fim e as equipes participam da terceira partida de quatro programadas. Na divisão norte, o América Bulls UNI-RN e Dragões do Mar dividem a liderança. Na divisão central o time do Botafogo Espetros é o líder invicto com 3 vitórias, situação semelhante vive o Maceió Marechais da divisão Sul, em todas as divisões o 2º lugar ainda está em aberto.


Fonte: Nominuto.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arena das Dunas deve iniciar montagem de arquibancadas

Depois de completar um ano do início das obras no dia 15 deste mês, o canteiro de obras do Estádio Arena das Dunas, com seus 1.200 colaboradores trabalhando em quatro turnos - manhã, tarde, noite e madrugada, prepara-se para iniciar agora em setembro a montagem das arquibancadas.

Nas últimas semanas foi intensificada a instalação das vigas que receberão as arquibancadas. Para isso, está sendo montado um guindaste com capacidade para 300 toneladas, que será utilizado na montagem.

“Estamos dentro do cronograma estabelecido pelo Comitê Organizador Local (COL) juntamente com a FIFA e com o passar dos meses estamos vencendo as etapas da obra dentro do planejado", disse o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, salientando o andamento das obras, que já estão 30% concluídas.

A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores sentados durante o mundial de futebol e foi idealizado para ser um grande espaço flexível para vários tipos de eventos. Até a conclusão do estádio, está previsto que chegue a 1.500 o número de funcionários na obra.

Quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 estão programados para a Arena das Dunas. Dia 13 de junho (Dia de Santo Antônio), 16 junho, 19 de junho e 24 de junho (São João) de 2014.

As 64 partidas da Copa do Mundo da FIFA serão disputadas em 12 cidades do País. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto o Rio de Janeiro acolherá a final da 20ª edição do mais importante torneio de futebol do planeta.

Fonte: Nominuto.com

A escravidão no futebol europeu

Estamos em pleno campo... Do firmamento / os cartolas saltam como piratas no ouro / o estádio em troca apaga no fanatismo / constelações dos miúdos tesouros. Nada melhor que plagiar "Navios Negreiros", de Castro Alves, na escravidão moderna da rota do futebol mundial.

Uma nova forma de tráfico de escravos avança pela Europa, onde incontáveis garotos africanos e latinoamericanos são levados ou atraídos por clubes da Espanha, Itália, França e Inglaterra, todos sonhando com um futuro de craque, mas acordando em pesadelo.

Apesar das normas da FIFA serem explícitas no combate aos contratos de menores, a realidade é outra nas peneiras e canteiras europeias, onde atualmente existem pelo menos 20 mil meninos africanos abandonados à própria sorte, após o fracasso dos testes.

Responsável por uma minuciosa investigação na África e nos arredores de cidades como Oslo, Paris e Londres, o cineasta espanhol Miguel Alcantud, que nasceu em Cartagena, cidade de históricas navegações, está produzindo um filme sobre o problema.

No longa metragem “Diamantes Negros”, que foi apelido de alguns craques do passado oriundos da África e América do Sul - como o uruguaio Andrade, o brasileiro Leônidas e o africano Ben Barek - o diretor quer denunciar ao mundo a nova escravidão.

Segundo Alcantud, vários organismos internacionais e ONGs já operam na investigação do tema, ainda ignorado pela imprensa que só tem destacado os raros casos de êxito de algumas crianças com talento para o futebol. Mas a maioria está vivendo nas ruas.

“É uma nova perversão levada a cabo de várias maneiras”, diz o diretor, em reportagem estampada na terça-feira, 28, nos jornais da rede “Público”, que circula em algumas cidades europeias. Os meninos são atraídos por fantasias e até passaportes falsificados.
Alguns clubes, mandando às favas a determinação da FIFA, usam a tática de contratos temporários como jardineiros em seus estádios ou faxineiros nos bares da sede, só até constatar a ausência de talento. Grande parte é dispensada e vai sobreviver pelas ruas.

O representante da ONG “Culture Foot Solidaire”, ex-jogador camaronês Jean-Claude Mbvoumin, já denunciou oficialmente o fato no Parlamento Europeu. Há inúmeros casos em que as famílias vendem patrimônios para bancar a ida dos filhos à Europa.

Vivendo a realidade cruel da pobreza na África ou América Latina, os pais alimentam o sonho de ver seus filhos com perspectivas de vida melhor, imaginando-os novas versões de Eto’o e Drogba; e para isso, se endividam para garantir a viagem deles.

Quando chegam em solo europeu, nada é fácil como esperavam ou como fora prometido pelos olheiros inescrupulosos.
 
Se não desempenham bem nos testes ou sofrem lesões, são abandonados à própria sorte, longe das famílias e sem qualquer estrutura.

Miguel Alcantud, segundo o diário Público, de Madrid, descobriu na Noruega o garoto John Obi Mikel, que ficou na Inglaterra escondido por um dirigente do Chelsea até completar 18 anos. O rapaz disse que três nigerianos viviam também na mesma casa.

O advogado holandês Ronny Van Meij, especialista em direito esportivo, foi quem levantou o número absurdo de 20 mil meninos que saíram da África para jogar futebol na Europa e hoje estão perambulando pelas ruas de Paris, Londres, Madrid e Lisboa.

O roteiro do filme “Diamantes Negros” contará a trágica aventura das crianças latinas e africanas através de dois personagens, ambos vítimas do tráfico e do esquema de dinheiro e interesses mesquinhos dos empresários e cartolas do futebol na Europa.

Nascidos no Mali, os garotos do filme, Setigui Diallo e Hamidou Samaké, tentam a sorte em clubes de Madrid e Lisboa e acabam vivendo nas ruas. Um deles consegue retornar à casa dos pais e descobre a triste cota de sacrifício que financiou seu sonho.

A mensagem do diretor é focar na enorme quantidade de decepções, que estão longe da mídia e mais distantes ainda da realidade dos casos especiais de Eto’o, que viveu nas ruas e venceu, e de Messi, contratado pelo Barcelona aos 12 anos e que se tornou um mito e referência para novos sonhos de futuro dos meninos pobres. (AM)

Por Alex Medeiros

Definida as quartas-de-final do Estadual Sub-20 Masculino

São Gonçalo/Expansivo x Alecrim/Areia Branca, CEPE/Santana dos Matos x Nordeste, AABB/Natal x América/Gasac e Macau x Ajax/Santa Maria. Estes serão os jogos das quartas-de-final do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Sub-20 Masculino, que serão disputados no ginásio Nélio Dias (Zona Norte de Natal), no próximo sábado (1º/09) pela manhã. A competição é uma promoção da Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFs).

São Gonçalo/Expansivo, 1º do Grupo A, e AABB/Natal/Getsemane, 1º do B, despontam como favoritos ao título pela boa campanha na primeira fase. O Ajax/Santa Maria aposta todas as fichas no garoto Madson Ewerton, artilheiro com 8 gols até agora. Clóvis Gomes, presidente da FNFs, exalta a qualidade técnica da competição: “o nível técnico é muito bom. Uma prova de o trabalho de base da FNFs é importante para garantir o futuro da modalidade”.


Os classificados foram definidos na rodada do último fim de semana, também disputada no ginásio Nélio Dias. O destaque da última rodada da fase de classificação ficou para a goleada aplicada pelo América/Gasac no AAPP/Guamoré: 7 x 1. Outro jogo de muitos gols envolveu São Gonçalo/Expansivo 6 x 3 CEPE/Santana dos Matos. A 1ª fase contou com 12 clubes divididos em dois grupos de seis; os quatro melhores classificados passaram à 2ª fase.

Fonte: FNFS

CBF lança Copa do Brasil Sub-20

O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta segunda-feira a criação de mais uma competição sob a chancela da entidade. Trata-se da Copa do Brasil Sub-20, que integrará todo o país na revelação de talentos nas categorias de base. Esta primeira edição do torneio será realizada entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

Com um número de 32 equipes na disputa pelo título, estima-se que a competição envolverá cerca de mil jogadores, o que não só irá promover o importante trabalho realizado pelos clubes, como também auxiliará as comissões técnicas das categorias da base da Seleção no processo de convocação das equipes.

- Fico muito feliz de poder realizar esta competição, que será um marco na revelação de talentos no Brasil. Veremos cada vez mais jogadores como Oscar e Lucas, por exemplo, só para citar esses dois, que vieram da base de seus clubes para as Seleções de Base e depois Principal - comemorou Marin.

O anúncio foi feito por Marin aos representantesa dos clubes na companhia do vice-presidente Marco Polo Del Nero, do deputado federal José Rocha e do diretor Jurídico da CBF Carlos Eugênio Lopes.

Participarão da Copa do Brasil Sub-20 os 20 clubes que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro 2011 e os 12 melhores colocados da Série B 2011. O sistema de disputa será eliminatório, com jogos de ida e volta, até que se defina o campeão. O Regulamento Específico da Competìçäo e a sua Tabela serão publicados até o dia 3 de setembro.

Participantes
Corinthians/SP, Vasco/RJ, Flumínense/RJ, Flamengo/RJ, Internacional/RS, Säo Paulo/SP,Figueirense/ SC, Coritiba/PR, Botafogo/RJ, Santos/SP, Palmeiras/SP, Grêmio/RS, Atlético/GO,ABC/RN, Bahia/BA, Atlético/MG, Cruzeiro/MG, Atlético/PR, Ceará/CE, América/MG, Avaí/SC, Portuguesa/SP, Náutico/PE, Ponte Preta/SP, Sport/PE, Vitória/BA, Bragantino/SP, Boa/MG, Americana/SP, Grêmío Barueri/ SP, Goiás/GO, Guarani/SP.
 
Fonte: Site da CBF

Mesmo aguerrida, fênix sai derrotada

Jogando na noite do último sábado (25/08), a SEA entrou em quadra pela 6ª rodada do Campeonato Potiguar de Futsal 2012 para enfrentar a equipe do Sport JK de Currais Novos e, mais uma vez, saiu derrotada de quadra. Agora a SEA enfrentará a atual campeã e líder absoluta da competição, Serra de São Bento, dia 01/09/12, no Ginásio da UFRN.

O JOGO
Mesmo jogando com uma equipe totalmente "nova" e sem poder contar com seus principais atletas, a SEA procurou a todo instante o gol e teve inúmeras oportunidades de abrir o placar ao longo de toda a partida. Contudo, mais uma vez pecou nas finalizações e, numa falha de marcação, sofreu o único gol que gerou a derrota. No fim do segundo tempo Tronco ainda perdeu um tiro livre direto. Final de jogo: SEA 00 x 01 Sport JK.

Elenco: Fabinho, Lucas, Tronco, Eduardo, João Maria, Erick, Wescley, Edinho, Francisnaldo e Josenilson.
Gol: -
Cartões: Erick (amarelo).

Direção da SEA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RN dá vexame na Copa Nordeste

Emoção do início ao fim. Assim foi a decisão da Copa Brasil de Beach Soccer realizada neste domingo (26), na praia de Baia Formosa-RN. Na final Ceará e Paraíba, em campo o equilíbrio, um duelo definido nos detalhes. E quem levou a melhor foram os paraibanos que venceram o jogo e faturaram o título só na prorrogação. Depois do empate no tempo normal por 5 a 5, venceram por 1 a 0 no tempo extra.

O aspecto negativo da competição foi a campanha do Rio Grande do Norte. Com duas derrotas e uma vitória, a seleção não avançou à semifinal e fica fora pela primeira vez do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Dez na Rede

RN apresenta vídeo com projeto da Roberto Freire

Governodo RN deu acesso ao vídeo preliminar com a projeção para as obras de mobilidade urbana que serão realizadas na avenida Engenheiro Roberto Freire. Na manhã desta segunda-feira (26), a governadora Rosalba Ciarlini apresentou o vídeo aos participantes do Seminário Motores do Desenvolvimento que trata sobre transportes e mobilidade urbana.

Segue Link:



Direção da SEA

sábado, 25 de agosto de 2012

SEA com desfalques para início do returno

Jogando pela 1ª partida do returno do Campeonato Estadual 2012, a SEA enfrentará logo mais à noite a equipe currais novense do Sport JK, no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte de Natal.

Com vários desfalques oriundos de suspensão, indisciplina e outros compromissos dos atletas, a fênix jogará com um grupo bastante modificado com relação ao que vinha atuando. Serão 06 desfalques, dos quais 04 titulares, e 05 atletas fazendo sua estréia na competição.

Irão para o jogo: Fabinho e Lucas, Eduardo, Tronco, João Maria e Bruno Lambão, Erick, Wescley e Edinho, Josenilson e Francisnaldo.

Direção da SEA

Têm início a Seletiva Estadual Universitária


A seleção masculina de futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa neste final de semana da Seletiva Estadual Universitária, onde o campeão da seletiva irá representar o estado na Liga do Desporto Universitário (LDU), que acontece em Porto Seguro na Bahia, no mês de novembro.

Os jogos ocorrerão respectivamente nos dias 25 e 26 de agosto, sendo o primeiro no sábado às 8h (UFRN x FANEC) e o segundo no domingo às 14h30 (FANEC x UFRN), no Campo de Futebol da UFRN.

Segundo o professor João Roberto Liparotti, coordenador do projeto UFRN NA COPA, a equipe masculina de futebol consagrou-se, no ano passado, campeã invicta na seletiva estadual.

Com isso teve a oportunidade de representar o Rio Grande do Norte na Liga do Desporto Universitário (LDU), mantendo-se assim na 11ª posição no ranking entre todas as instituições, e a primeira entre as federais.

Fonte: UFRN

FIFA apresenta novo troféu de campeão da Copa do Mundo

A contagem regressiva para o Mundial da Tailândia já começou. A FIFA divulgou nesta sexta-feira (24/8) a divisão oficial dos Grupos, com o Brasil ficando na chave C, ao lado de Japão, Líbia e Portugal. Porém, uma das grandes novidades do torneio fica por conta do cobiçado prêmio de campeão.

Após uma reformulação, a nova taça foi apresentada às delegações durante o sorteio dos grupos. Com cinco barras de ouro e cinco de prata, a taça simboliza duas equipes, cada uma com cinco jogadores. Ela tem 48 cm de altura, pesa 4,6 kg e consiste de uma mistura de prata, aço inoxidável, cobre, chumbo e zinco. O material foi feito em Birmingham, na Inglaterra.

A Seleção Brasileira, que conquistou a última Copa do Mundo - realizada em 2008, no Rio de Janeiro -, garantiu vaga no Mundial em Abril. Na disputa da eliminatória Sul-Americana, carimbando o passaporte juntamente com Argentina, Paraguai e Colômbia. No total, 24 seleções brigam pela nova taça de campeão da competição.


Fonte: CBFS

Brasil vence mundial universitário e consolida hegemonia

A Seleção Brasileira de Futsal Feminino Universitário sagrou-se tricampeã do Mundial Universitário, que está sendo realizado em Portugal. As meninas do Brasil venceram a Espanha, em um emocionante 3 a 2. A partida foi realizada nesta quinta-feira (23/8), no Ginásio da UMinho, em Braga.

O título veio com uma rodada de antecedência. As garotas chegaram aos 9 pontos e não podem mais ser alcançadas nem por Portugal (5), nem pela Rússia (4). As canarinhas mostraram soberania na modalidade universitária, fechando a trinca dos três mundiais universitários já realizados. Além disso, o país é bcampeão do Torneio Mundial adulto e tetra do Sul-americano.

O Brasil ainda tem mais um jogo na competição, justamente contra as anfitriãs. Mas a partida que será neste sábado (25/8), às 12h15min, só vai servir para que Vanessa consolide sua artilharia no torneio. A brasileira tem cinco gols e quer mais. 

As meninas do Brasil voltam para casa na segunda-feira (27/8) com a medalha no peito e a taça na mão.


Fonte: CBFS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ministério do Esporte quer Bolsa Técnico

O Bolsa Técnico - programa voltado a técnicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de apoio ao atleta - está estruturado e os valores de financiamento serão definidos de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013. A informação é do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que esteve hoje (21) em evento, no centro de referência esportiva da Petrobras, na comunidade da Mangueira.

"Não é suficiente proteger os atletas com uma bolsa. Nós adotamos a criação do Bolsa Técnico para oferecer este suporte e melhorar o rendimento de nossos atletas e equipes, pois nosso levantamento aponta que há um grande número de atletas e equipes que atingem as dez primeiras colocações, as cinco primeiras, e não atingem a medalha. Isso é definido por detalhes, por um aparelho, pela infraestrutura esportiva", disse Rebelo, que defendeu ainda a importância da participação de profissionais da área da saúde, como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, no trabalho com os atletas, da base à elite.

O ministro informou ainda que a pasta pedirá o aumento de recursos para o Bolsa Atleta, programa que destina bolsas a esportistas que têm se destacado em suas respectivas modalidades, acompanhados desde os jogos escolares e categorias infantis.

O programa deve ter uma ampliação de valores, ainda não definida, com a instituição da Bolsa Pódio ou Bolsa Ouro, que seria o repasse para os atletas de alto rendimento que se destacarem em nível mundial. O critério para todas as bolsas continuará sendo, segundo Rebelo, o mérito pelo resultado desde as categorias de base. "Não é uma garantia, mas é o que oferece mais garantias de retorno do investimento", declarou.

Sobre o desempenho de atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres, Rebelo afirmou que não vê muita diferença entre os resultados de pódio. "Eu não faço muita diferença entre ouro e bronze. Um atleta que atinge uma medalha fica entre os três melhores do mundo na modalidade dele, já é um grande feito. É claro que nós ficamos muito contentes pela vitória do ouro, alcançada de forma emocionante, como no caso do voleibol feminino. Ou surpreendendo o mundo, mas não seus técnicos, pois já era um atleta vitorioso, como foi o caso do Artur Zanetti", disse.

Segundo Rebelo, o foco do ministério agora serão os preparativos para 2016, buscando melhores resultados, para que o Brasil tenha um melhor desempenho nas Olimpíadas do Rio. O ministro disse ainda que o governo apoia a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de ter o país entre os dez primeiros no quadro de medalhas nos Jogos do Rio.

Fonte: Agência Brasil

SEA luta, mas cede à arbitragem...

Jogando na noite de ontem (22/08/12) no Ginásio Lourival Florêncio no Amarante, em seu 4º compromisso pelo Campeonato Municipal de São Gonçalo, a equipe da SEA enfrentou Os Humildes e saiu derrotada novamente após cronometragem tendenciosa. O próximo compromisso da SEA será no dia 12/09 contra a equipe do Vitória FC.

O JOGO
A SEA começou melhor e manteve essa postura na maior parte do primeiro tempo mas, num momento de nervosismo, sofreu um gol bobo. A mesa cronometrou 20:42 min de tempocorrido, embora tenham ocorrido dois tempos técnicos.

Na segunda etapa a SEA voltou bem melhor e não tardou a virar o placar com Véio e Elton. Quando foi atingido 20:00 cravados de jogo corrido, a mesa informou à comissão técnica da fênix que ainda restariam 2 min de jogo. Numa partida de muita emoção a SEA acabou sofrendo mais dois gols relâmpagos em falhas incríveis da defesa e acabou sofrendo a virada. Ao bater a saída após o terceiro gol adversário, o jogo foi encerrado e o cronômetro marcava 23:20 min. 

No mínimo "estranha" a alteração de critério, uma vez que claramente o cronômetro foi parado na segunda etapa, fato este que não ocorreu na primeira.

Elenco: Tourinho, Elton, Véio, Eduardo, John, Hygo e Erick.
Gols: Véio e Elton (2º T)
Cartões: Eduardo (amarelo)

Direção da SEA

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brasil utilizará Forças Armadas na Copa

Às vésperas da realização de três grandes eventos públicos no país, o Ministério da Defesa definiu que as Forças Armadas atuarão nos esquemas de segurança que serão organizados. As diretrizes referem-se à visita do papa Bento XVI, à Copa das Confederações de Futebol em 2013 e à Copa do Mundo em 2014. A ideia é que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuem no reforço da segurança em todas as áreas consideradas estratégicas.

As diretrizes estão na Portaria 2.221 do Ministério da Defesa, publicada no Diário Oficial da União de hoje (21). Os chamados “grandes eventos” pela portaria são a Copa das Confederações de Futebol, de 15 a 30 de junho de 2013, que ocorrerá em várias cidades, e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho do mesmo ano no Rio de Janeiro, além da Copa do Mundo de Futebol, de 12 a 13 de junho de 2012 – em 12 cidades-sede.
A portaria autoriza que integrantes das Forças Armadas exerçam atividades temporárias nas áreas de defesa aeroespacial, controle do espaço aéreo, das áreas marítima, fluvial e portuária, além de segurança e defesa cibernéticas. Também há atenção especial para as ações de fiscalização de terrorismo e explosivos.

As Forças Armadas devem atuar ainda na fiscalização de armas químicas, biológicas, radiológicas e até nucleares. O embarque e desembarque de passageiros em todo o país, controlados pela Polícia Federal (PF), vão ganhar reforço dos militares, assim como o policiamento de trânsito e estradas.

Os comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica terão atribuições específicas, de acordo com o texto, mas todos atuarão no reforço do esquema de segurança dos “grandes eventos” em 2013 e 2014.

As diretrizes definidas na portaria referem-se às cidades de Brasília, Cuiabá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná), Natal (Rio Grande do Norte), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco) e Manaus (Amazonas). Essas cidades serão a referência para a área de defesa nos três eventos.

O primeiro grande evento citado pela portaria será a Copa das Confederações de Futebol, de 15 a 30 de junho de 2013. É a nona edição da competição, que ocorre a cada quatro anos sob a coodenação da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A competição contará com a partipação das quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.

Paralelamente à Copa das Confederações de Futebol estará ocorrendo, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho também de 2013. O papa Bento XVI participa do evento, que é o encontro internacional de jovens católicos e ocorre a cada dois ou três anos. A ideia é reunir 4 milhões de pessoas nos cinco dias.  

Por fim, em 2014, será realizada a Copa do Mundo do Brasil, em 12 cidades que sediarão os jogos, mas várias servirão de apoio. É a 20ª  edição e a quinta vez que ocorre na América do Sul.

Divulgação

Fifa abre inscrições para voluntários

As inscrições para o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 encontram-se abertas! Se você terá 18 anos ou mais até trës meses antes da Copa das Confederações da FIFA e/ou da Copa do Mundo da FIFA, possui disponibilidade de 20 dias corridos e deseja fazer parte do time que vai realizar esses dois eventos no Brasil, acesse o link ao final desta página e candidate-se.

No ato da inscrição, será possível escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar: sorteio da Copa das Confederações da FIFA, marcado para dezembro deste ano em São Paulo, Copa das Confederações da FIFA, em junho de 2013, sorteio da Copa do Mundo da FIFA, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe, e a Copa do Mundo da FIFA, que ocorrerá em junho e julho de 2014. O processo seletivo ocorre simultaneamente para os quatro eventos. Após o período de 15 dias, o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada.

A previsão é de que 7 mil voluntários atuem na Copa das Confederações da FIFA, no ano que vem, enquanto a Copa do Mundo da FIFA 2014 deve contar com 15 mil voluntários. As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras.

O Comitê Organizador Local (COL) aposta no Programa de Voluntários como uma das principais ferramentas de envolvimento da população brasileira e da comunidade internacional com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Por isso,divide os objetivos do programa em três momentos fundamentais:

1)   Processo de seleção: mobilizar e reunir pessoas de todo o Brasil e do mundo dispostas a darem a sua contribuição para a realização da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA;
2)   Durante os eventos: motivar os voluntários e garantir condições ideais para que eles extravasem sua alegria e simpatia ao atenderem e orientarem delegações e torcedores, garantindo a inigualável atmosfera de celebração que caracteriza a Copa do Mundo da FIFA;
3)   Após 2014: fazer do Programa de Voluntários um dos principais legados da Copa do Mundo da FIFA ao expandir a cultura do voluntariado no Brasil e devolver ao mercado pessoas com experiência e treinadas para eventosde grande porte.

É importante lembrar que o COL valoriza a diversidade no ambiente de trabalho, além da inclusão de pessoas com deficiência. Em caso de dúvidas, acesse a seção de perguntas frequentes (FAQ) no alto da página.

Divulgação

Definido trio de arbitragem da 6ª rodada

A FNFS acaba de emitir nota com os nomes do trio de arbitragem da 6ª rodada. Vão apitar o jogo da SEA GIANFRANKLIN DANTAS (Santa Cruz), BETO SILVA (São José do Campestre) e WESLEY DANTAS (Natal).

Direção da SEA

Federação divulga tabela do 2º Turno

Foi divulgada na noite da última terça (21) pela Federação Norteriograndense de Futebol de Salão a tabela completa do 2º turno do Campeonato Estadual 2012.

Eis a sequência de jogos da SEA:

Dia 25/08 - SEA x Sport JK - 20:30h
Dia 01/09 - SEA x S.S. Bento - 20:30h
Dia 08/09 - UFRN x SEA - 20:30h
Dia 15/09 - SEA x União - 20:30h
Dia 22/09 - Fênix x SEA  20:30h

Direção da SEA

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Termina o primeiro turno do Estadual de futsal


A primeira fase do Campeonato Potiguar de Futsal Adulto Masculino - edição de 2012 - chegou ao seu final na noite deste sábado, 18, com seis jogos. Em Serra de São Bento, o Alecrim confirmou seu favoritismo na competição ao bater a UFRN por 2 a 0. Com 100% de aproveitamento, o quinteto serrano lidera sozinho o certame, com 15 pontos ganhos.

Na cidade de Goianinha, o União, em jogo bastante disputado, empatou com a AABB/JK de Currais Novos por 2 a 2. Com o resultado, o União soma 11 pontos, enquanto a equipe currais-novense contabiliza oito pontos.

No ginásio Jorge Tavares, em Nova Parnamirim, Natal, a SEA – Sociedade Esportiva Alecrinense – conheceu sua quarta derrota no campeonato. A equipe do bairro do Alecrim perdeu para a Fênix de Pedro Velho por 2 a 0. O time verde e branco ganhou apenas um ponto no certame, fruto de um empate na estreia, diante da AABB/JK.

Na cidade de Assu, o Cruzeiro (foto) voltou a decepcionar seu torcedor ao cair diante do Guamaré por 6 a 4. Pela história que já escreveu no futsal potiguar, a equipe alviazulina é a “mortinha” da competição. Até porque o representante de Guamaré ainda não havia vencido ninguém. Aliás, chegou a perder por W x 0 para o Nordeste Tenço e sofreu a maior goleada do Estadual: 11 a 3 para o Arec de Alto do Rodrigues.

Por falar em Alto do Rodrigues, jogando em seus domínios, o Arec fez a alegria de sua torcida ao derrotar a forte equipe de Angicos por 2 a 0. As duas agremiações, juntamente com Serra de São Bento são fortes candidatas ao título de campeã do Rio Grande do Norte.
No sexto confronto da noite, que ocorreu na terra das salinas, o Macau não teve o menor trabalho para golear o Nordeste Tenço por 8 a 1. Todos os duelos começaram às 20h30.

De acordo com a FNFS – Federação Norte-rio-grandense de Futsal -, a tabela do returno do Estadual, será divulgada nesta terça-feira, 21.


Por Manoel Cirilo, do Esporte Amador do RN

Não deu para Macau. O título é de Rondônia


Ser promovida a uma divisão superior já é uma grande conquista. Foi com esse status que Asdericel/RO e Macau/RN entraram em quadra na manhã deste domingo, 19, no Ginásio Poliesportivo Hermes Taurino, em João Pessoa/PB. Mas o título é o objetivo final de cada esportista, e as rondonenses acabaram obtendo de maneira incontestável, vencendo por 7 a 3 e faturando a V Taça Brasil Correios de Futsal Sub 17 Feminino - Primeira Divisão.

Nos primeiros dez minutos, o Macau tentou avançar timidamente pela área da Asdericel, que respondia com chutes de longa distância. A importância da partida parecia estar deixando os dois times nervosos e, ao mesmo tempo, cautelosos. Qualquer deslize poderia ser decisivo.

São as rondonenses que chegam primeiro ao gol, com Sabrina. A atleta recebeu cruzamento e, de carrinho, acertou a meta de Antônia, com oito minutos de partida. A equipe do Macau, em seguida pediu tempo técnico para tentar arrumar a equipe. Mas, pouco depois aos 13, outro golpe: em uma cobrança de escanteio pela direita, Popó acaba marcando. Contra.

Mais um tempo técnico pedido, e, desta vez, os conselhos deram certo para o Macau. Débora, arrancando pela esquerda, diminuiu aos 18. Mas o dia era mesmo da Asdericel: na sequência, Flaviana amplia a vantagem.
Rondonenses mais fortes

A segunda etapa da final foi de igual domínio da Asdericel. Com maior posse de bola, o time de Rondônia teve mais oportunidades de chegar ao gol. O Macau se arriscou ao ataque algumas vezes, principalmente nas roubadas de bola, mas sem sucesso.

Com três minutos, Flaviana acertou um chute forte de longa distância, marcando o quarto. Mais movimentação em quadra, e foi Thalita a marcar novamente, aos sete minutos, encobrindo Antônia.

O gol pareceu enfim despertar o Macau, que partiu para cima da equipe rondonense. E, dez minutos depois, Débora fez o segundo de sua equipe, ao tocar rasteiro debaixo das pernas de Karla.

Pensando em encostar no placar, Ralyssa entrou como goleira linha. Mas Luana roubou a bola da atleta e tocou para o gol livre, fazendo o sexto. No lance seguinte, Sabrina fez o sétimo. Popó ainda conseguiu se redimir no jogo e aproveitou a falha de Karla para marcar o terceiro do Macau nos últimos segundos de partida, mas não teve jeito. A Asdericel, no apito final das árbitras FIFA Renata Leite e Alane Lucena, pode enfim soltar o grito de campeã.

Fonte: CBFS, adaptado

Clubes e Ligas prorrogam mandato de José Vanildo

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol - FNF, José Vanildo, foi eleito por aclamação à presidência da FNF. Em assembleia realizada na manhã desta sexta feira, dirigentes dos clubes garantiram o mandato de Vanildo ate 2019.

A reeleição contou com a aprovação de todos os presidentes e membros das diretorias e Conselhos dos clubes da primeira divisão. Dentre eles, estavam presentes, José Rocha, do América FC; Tomba Farias, do Santa Cruz; Orlando Caldas, do Alecrim; entre outros. Apoiaram também a reeleição do presidente da FNF os presidentes das Ligas filiadas a entidade maior do futebol do Rio Grande do Norte.

Fazendo uso da palavra José Vanildo agradeceu a todos a confiança depositada. Agradeceu especialmente aos presidentes do América Alex Padang e ABC, Rubens Gulherme, a Confederação Brasileira de Futebol, os poderes públicos estadual e municipal, através de suas representantes, respectivamente, Governadora Rosalba Ciarline e prefeita Micarla de Souza, agradeceu também a prefeita de Mossoró Fafá Rosado, a imprensa em geral e a iniciativa privada.

"A decisão ocorrida nesta assembleia, aclamação em um momento grave que atravessa o futebol do nosso Estado, especialmente na questão do estádio para os jogos da série B, além das graves dificuldades econômicas e financeiras de nossos principais filiados. São motivos de responsabilidades redobradas e reconhecida confiança de todos", disse Vanildo

O presidente da FNF ressaltou que com esse novo mandato, a entidade terá oportunidade de fazer um melhor planejamento e continuar o processo de profissionalização total de nosso futebol, brigando por mais investimentos nas competições por ela realizadas, principalmente o Campeonato Estadual da primeira divisão.

Conheça a diretoria eleita para 2015 - 2019

Presidente - José Vanildo da Silva
1º Vice Presidente - Orlando Ferreira de Melo de Faria Caldas
2º Vice Presidente - Ivanildo Ferreira de Lima
3º Vice Presidente - Tibúrcio Batista da Silva Filho
4º Vice Presidente - José Marques da Costa Neto
5º Vice Presidente - Luiz Dailson Machado

Conselho Fiscal - Titulares
Mauri da Silva Pinheiro
Ailton Falcão de Lima
Clayton Tércio Oliveira de Souza

Suplentes
Francisco Pereira dos Santos
Augusto César Lima e Silva
Francisco Menguita da Costa
Fonte: FNF

SEA perde mais uma e classificação fica distante

Jogando na noite do último sábado a última partida do 1º turno do Campeonato Estadual, a equipe da SEA enfrentou o Fênix de Pedro Velho em Nova Parnamirim e saiu mais uma vez derrotado. A vitória praticamente elimina a SEA, apesar de ainda restarem 05 jogos a serem disputados.

O JOGO
Mais uma vez a SEA começou melhor na partida, mas não conseguiu traduzir em gols as chances criadas. Logo a equipe de Pedro Velho adiantou a marcação e a equipe alecrinense ficou acuada em sua quadra de defesa. Sem conseguir sair, foram feitas substituições, entrando François, Bruno Lambão, Pablo e, posteriormente, Pipoca no lugar do Bruno. Excetuando François, os demais não entraram bem e, num erro de golpe de vista de Pablo, a SEA sofreu o gol.

Virando para o segundo tempo com o placar em desvantagem a SEA tentou avançar, mas o gol abalou o emocional dos atletas que não se acertavam mais em quadra, culminando com o segundo gol dos visitantes que minou qualquer possibilidade de reação. Final de Jogo: SEA 00 x 02 Fênix.

Elenco: Ronnie, Lucas, Elton, Véio, John, Eduardo, François, Bruno Lambão, Pablo, Pipoca e Edinho.
Gol: -
Cartão: John (amarelo)

Direção da SEA

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vitória de Macau rebaixa time do TO


A esmagadora vitória por 8 a 1 do Macau (RN) sobre o Colégio Militar/UFT (TO) foi determinante para o rumo das duas equipes na V Taça Brasil Correios de Futsal - Sub-17 Feminino - Primeira Divisão. Com a partida de hoje, iniciada às 15h30 desta sexta-feira (17/8), a equipe potiguar garantiu a classificação para a semifinal. Já os tocantinenses estão rebaixados para a segunda divisão, ano que vem.

O Macau pressionou logo nos primeiros minutos, e, aos dois, chegou ao gol com Karine, aproveitando a sobra na área tocantinense. Estas tentaram reagir, mas não eram impedidas pelas potiguares, que se mostraram superiores em quadra. 

A supremacia permaneceu no segundo tempo. Com dezessete segundos - o gol mais rápido da competição até agora -, Popó amplia para o Macau. Abatidas, as tocantinenses nada puderam fazer para tentar a superação. E o time do Rio Grande do Norte ampliou com Karine, Débora (duas vezes) e Popó, em um intervalo de três minutos. 

As meninas do Colégio Militar aproveitaram as faltas sofridas durante as investidas para o ataque, e tentaram descontar; mas os chutes não alcançavam a meta. O Macau aproveitou-se do contra-ataque e fez o sétimo com Tayna, tocando rasteiro. 

Mesmo com larga vantagem no placar, o time potiguar continuava faltoso. E foi no rebote de uma dessas cobranças que as tocantinenses enfim diminuíram, com Thais, mas Jaqueline, aos 18 minutos, liquidou a fatura.

O resultado rebaixa o COlégio Militar/UFT para a segunda divisão da Taça Brasil, ano que vem. O Macau está classificado para as semifinais e espera o confronto entre Asdericel (RO) e Treze (PB), na sequência, para saber em que posição a equipe terminará no grupo A.


Fonte: CBFS

Definidos os confrontos das quartas da Liga Futsal


Após o término da segunda fase da Liga Futsal 2012, encerrada nesta quinta-feira (16/8), foram definidas as oito equipes que vão disputar as quartas-de-final da competição nacional.

Suzano/Penalty (SP), ADC Intelli/Orlândia (SP), Csm/Pré-Fabricar/Fme (SC), Carlos Barbosa (RS), Macaé/Botafogo/CDE (RJ), Krona/Joinville/DalPonte (SC), São José Futsal/ValeSul Shopping (SP) e S. C. Corinthians Paulista (SP) foram as melhores colocadas em seus grupos.

As datas, horários e locais das partidas serão confirmados em breve. Vale salientar que, de acordo com o regulamento da Liga, as equipes com melhor índice técnico têm a preferência na escolha de mando de campo.

Nas quartas-de-final da competição foram formados novos grupos e os confrontos já estão definidos. 

Confira os novos grupos:

Grupo E: Suzano/ Penalty - SP x ADC Intelli/Orlândia - SP 
Grupo F: Csm/ Pré-Fabricar/ Fme - SC x Carlos Barbosa - RS
Grupo G: Macaé/Botafogo/CDE - RJ x Krona/Joinville/DalPonte – SC
Grupo H: São José Futsal/ValeSul Shopping-SP x S. C. Corinthians Paulista - SP

Fonte: CBFS

América promove peneirão para categorias de base

A direção do América anunciou, através do seu site oficial, nesta quinta-feira (16) que realizará um peneirão para selecionar jovens para a categoria de base do clube. O peneirão ocorrerá neste domingo (19), às 8h, no Centro de Treinamento Dr. Abílio de Medeiros, em Parnamirim.

Atletas nascidos entre 1993 e 1997 podem participar do peneirão, que será gratuito. O responsável pelo peneirão no clube é o vice-presidente das categorias de base do clube, Leonardo Bezerra. Para mais informações, o clube disponibilizou o email bases@americadenatal.com.br.

Fonte: Site Oficial

Macau joga por uma vaga nas semifinais

Uma vitória sobre o Colégio Militar/UFT (TO) nesta sexta-feira (17) à tarde pode classificar a equipe de Macau para as semifinais da Taça Brasil Correios de Clubes de Futsal Sub-17 Feminino - 1ª Divisão (o mesmo que a Série B do Brasileirão de Futebol). Nesta quarta-feira (15), depois de duas vitórias seguidas, o representante potiguar no torneio perdeu para o líder Assmal (AL) por 4 x 3 e está na segunda colocação do Grupo A. O objetivo de Macau é de, pelo menos, manter o RN na 1ª Divisão da Taça Brasil da categoria. Mais informações encontram-se na página oficial do torneio no site da Confederação Brasileira de Futsal - www.cbfs.com.br.

Fonte: CBFS

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FNFS lança Blog, Facebook e Twitter

Através da Assessoria de Imprensa, a Federação Norte-rio-grandense de Futsal informa que já está no ar as páginas oficiais da FNFs no FACEBOOK (futsaldorn) e TWITTER (@FutsaldoRN)

Na próxima semana, também entra no ar o BLOG oficial da FNFs –www.futsaldorn.com.br

Os objetivos principais das novas ferramentas de comunicação da FNFs são: interagir com a comunidade do futsal potiguar (e até brasileiro), ampliar e dar mais visibilidade ao noticiário do Futsal Potiguar

As notícias serão atualizadas periodicamente pela Assessoria de Imprensa, que tem como responsável o jornalista George Fernandes

Tabelas e Comunicados serão postados diretamente pela direção técnica da FNFs, tanto no FACEBOOK quanto no BLOG

Blogueiros do futsal potiguar interessados em inserir um link no BLOG oficial da FNFs devem enviar o link do respectivo blog para este e-mail –georgenatal@gmail.com


Grato pela atenção,
George Fernandes 
Jornalista (1013/RN)