sábado, 30 de julho de 2011

Seleção Potiguar de Beach é convocada

Equipe campeã da 1ª Etapa da Liga Nordeste 2011
O Campeonato Estadual de Beach Soccer, que foi encerrado na quarta-feira, 27, serviu também para que o técnico da seleção potiguar da modalidade, Renato Teixeira, convocasse a equipe que vai disputar a segunda etapa da Copa Nordeste, que ocorrerá em Baía Formosa/RN, de 11 a 14 de agosto. Ao todo, 16 atletas foram chamados para iniciar os treinamentos a partir de terça-feira, 2 de agosto. Entre os convocados estão André e Dunga, ambos da Seleção Brasileira.

Os convocados foram: goleiros - Lila (Boca Juniores), Kiko (ABC Rocas), e Paulo Eduardo (Parma); Alas - Kléberson (Boca Juniores), Marlyano (ABC Rocas), Maciel (Caraúbas), Adgleison "Gueguê" (Juventude) e Dunga. Defensores - Anderson "Canela" (ABC), Pablo (Juventude), Júnior Punaú (Caraúbas) e Marcelo. Atacantes - Laércio (Parma), Jussier (Caraúbas), Xandinho (ABC) e André.

Matéria Extraída de Esporte Amador RN

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Divulgada tabela da Liga Nordeste 2011

Ginásio Ronaldão em João Pessoa/PB
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal divulgou a tabela da Liga Nordeste de Futsal 2011. A competição deste ano, que está na sua sétima edição, contará com a participação de 16 equipes, de todos os estados da Região Nordeste do país e será disputada nas cidades de João Pessoa (PB) e Paulo Afonso (BA), entre os dias 31/8 e 4/9.

O torneio foi dividido em duas regionais. A região A terá jogos disputados na capital paraibana e contará com oito times divididos em 02 grupos, englobando equipes dos estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí. Na chave A da região A, estão presentes as agremiações do Benfica Futsal-PB, do São Gonçalo-RN, do Horizonte Futsal-CE e do Cajuína-PI. Já a chave B conta com as equipes do Brejo da Cruz-PB, do Cruzeiro-RN, do Quixeramobim-CE e do Riograndense-RN. Na região B, que tem sede no interior da Bahia, oito equipes também disputarão duas chaves. Na chave C estão Paulo Afonso-BA, Glória Futsal-SE, AD Tigre-PE e Ipiranga-AL. E a chave D com São Francisco do Conde-BA, Moita Bonita-SE, Atlético Goiana-PE e Piranhas-AL.

As equipes jogam entre si dentro dos grupos e os dois mais bem colocados disputarão as semifinais do torneio, dentro de suas regiões. Os dois finalistas de cada região, ou seja, de João Pessoa (PB) e de Paulo Afonso (BA), estarão automaticamente classificados para a fase final do certame, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro ainda sem local definido.
 
Confira os jogos do Cruzeiro/Assu neste link abaixo:
 http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/tabelaLiga.php?fase=1

Fonte: CBFS

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Definido Estadual 2011 de Futsal

Na última terça-feira (26), ocorreu no Colégio Imaculada Conceição (CIC) em Natal, uma reunião para definir o Campeonato Norteriograndense de Futsal Profissional 2011.  A reunião foi presidida por Clóvis Gomes (presidente da FNFS) e Charles Eliont (Diretor Técnico da FNFS) e contou com a participação de vários representantes de equipes.

Como várias agremiações deixaram de levar a documentação exigida pela FNFS, foi marcada nova reunião para o dia 09 de agosto, ás 15:00 horas, no mesmo local (CIC), para definir a tabela do campeonato. Contudo, o regulamento já ficou praticamente definido: Os participantes serão divididos em 02 chaves, Capital e Vale do Assu, e jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se para a próxima fase os 04 primeiros. A partir daí começa o mata-mata com cruzamento olímpico entre grupos, com jogos de ida e volta até chegarmos a final do campeonato. A equipe de melhor campanha joga a segunda partida dos confrontos em casa. Se houver 02 resultados iguais, teremos prorrogação com a vantagem do empate para a mandante (melhor campanha).

Os grupos serão:

Natal - UFRN/América, Amarante (SGA), São Gonçalo (SGA), Goianinha, Serra de São Bento, São José do campestre, Pedro Velho e Baia Formosa.

Vale do Assu - AREC (Alto do Rodrigues), Cruzeiro (Assu), Angicos, Afonso Bezerra, Areia Branca, Fernando Pedrosa, Macau, Pendências e Guamaré. 

O estadual será iniciado em 13 de agosto de 2011, com partidas sempre aos sábados, às 20:30h.

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Torar GRANDE"

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MPE /MA notifica Ricardo Teixeira

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, está sendo notificado pelo Ministério Público do Maranhão por descumprimento da requisição encaminhada no dia 13 de julho, por intermédio da 8ª Promotoria Especializada na Defesa dos Direitos do Consumidor, em São Luís, que abriu inquérito civil público para investigar indícios de irregularidades na Federação Maranhense de Futebol.

Para a promotora Lítia Cavalcanti, nenhum dos tópicos requisitados foram atendidos pela Confederação Brasileira de Futebol, o que levará o Ministério Público, ao fim do prazo estabelecido, a instauração de procedimento policial, visando apuração de crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal Brasileiro.

O Ministério Público esperava receber não apenas uma planilha da CBF, mas os documentos comprobatórios dos repasses destinados à FMF no período compreendido entre janeiro de 2009 a julho de 2011.  Embora os valores sejam os mesmos, existem divergências entre o valor repassado pela CBF em cada ano e o valor declarado pela Federação Maranhense de Futebol.

Fonte: O Estado do Maranhão.

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Projeto "Quando não se faz o jogador, se faz o torcedor"


O 1º núcleo de escolinha de futebol do ABC será lançado no próximo dia 6 de agosto em Santo Antonio do Potengi, com aulas sempre aos sábados pela manhã.
Sob a coordenação do professor Eloy Simplicio, o projeto Quando não se faz o jogador, se faz o torcedor, vai atingir crianças de 6 a 13 anos.
Eloy Simplicio comanda as escolinhas do ABC atendendo 300 garotos por semana.
Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo fone 9957-0261.


Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditandono Sonho de se Tornar GRANDE"

BNDS confirma financiamento para Arena das Dunas

O presidente de do Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES, Luciano Coutinho, ligou na noite desta quarta-feira (27) para a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, para informar que a instituição referendou o financiamento pleiteado pela Construtora OAS para as obras do estádio Arena das Dunas, em Natal, cidade sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a ligação na residência oficial e relembrou que o presidente do BNDES sempre esteve muito seguro de que o financiamento para o estádio Arena das Dunas teria êxito. “Em todos os encontros técnicos que tivemos, primeiro na reunião de Governadores do Nordeste, em Sergipe, e posteriormente em reuniões na sede do BNDES no Rio de Janeiro, o presidente Luciano Coutinho sempre dava como certa a operação de financiamento. e na noite desta quarta (27) ele me deu essa ótima notícia”, disse a governadora.

Com a concretização do financiamento da Arena das Dunas (estimada em R$ 400 milhões) fica assegurada obra e com isso Natal supera o último obstáculo para ter a Copa em 2014, pois é preciso ter um estádio no padrão FIFA para abrigar os jogos das seleções mundiais de futebol. “Não tem mais dúvidas. Temos Copa em 2014 em Natal-RN”, disse Rosalba Ciarlini.

A ordem de serviço e o contrato de assinatura da obra com a Construtora OAS se deu no dia 15 de abril deste ano e, na semana seguinte, a empresa já iniciou as tratativas com o BNDES para pleitear o financiamento numa operação tipo PPP, que agora se concretiza antes das estimativas de 120 dias para a realização dos entendimentos técnicos e burocráticos. Atualmente, a obra da Arena das Dunas está na etapa de vistoria cautelosa, onde acontecem os levantamentos para retiradas de redes de energia elétrica, comunicações, água, rede de esgotos e ainda a comunicação da vizinhança de que ocorrerá atividades de demolição mecânica e com implosões.

Os tapumes de isolamento já foram erguidos no canteiro de obras e até a segunda quinzena de agosto será definida a data de atividades de demolição do Machadão e Machadinho. O primeiro terá a implosão da parte superior do estádio e as intermediárias serão destruídas mecanicamente assim como o ginásio Machadinho.

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditandono Sonho de se Tornar GRANDE"

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Santa Rita é campeã Potiguar de beach soccer

O Rio Grande do Norte já tem um novo campeão de beach soccer. Na noite dessa quarta-feira, 27, o Parma de Santa Rita superou nos pênaltis o campeão do ano passado, Fluminense de Caraúbas, após empate por 4 a 4 no tempo normal. Foi da equipe também o maior número de premiações individuais.
Contando com grande público durante todos os dias da competição, o Campeonato Estadual de Beach Soccer reuniu centenas de pessoas na Praia do Forte para acompanhar as disputas. Os finalistas foram conhecidos depois de duas semifinais emocionantes, que ocorreram na terça-feira, 26. O Fluminense de Caraúbas, depois de empate por 4 a 4 no tempo normal, venceu o ABC das Rocas por 1 a 0 na prorrogação, garantindo a vaga na decisão. Já o Parma só conseguiu a vaga nos pênaltis, contra o Boca Juniores, de Nova Descoberta, depois de empate por 3 a 3.
Na decisão, Parma e Caraúbas ofereceram ao público um espetáculo de futebol de areia. Depois de se revezarem à frente do placar, as duas equipes terminaram o tempo normal e a prorrogação empatadas 4 a 4. Nos pênaltis, após erros dos dois lados, o Parma foi melhor e venceu por 2 a 1, conquistando o título. "Foi um título merecido pelo que os jogadores apresentaram durante a competição, por isso os prêmios individuais", explicou o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Beach Soccer, Paulo Eduardo Dias de Medeiros, o Paulocha.
Parma teve eleitos o melhor goleiro (Paulo Eduardo), o melhor técnico (Túlio) e o artilheiro da competição (Edson Martins, com 9 gols). O atleta revelação do estadual foi Diego Autobelly, do Alecrim e o melhor jogador foi Kéberson Pereira, do Boca Juniores, que também dividiu o prêmio de artilheiro com Edson Martins. "Quem veio prestigiar a competição teve o prazer de ver excelentes jogos de Beach Soccer, que mostraram o porquê da nossa seleção potiguar ser uma das melhores do Brasil", comemorou o secretário de Esportes do Estado, Joacy Bastos.
Matéria de Esporte Amador RN
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Andrey prepara Copa do Nordeste de Beach Soccer

Após passar essa terça-feira, 26 em Natal, cuidando dos últimos detalhes da segunda etapa da Copa Nordeste de Beach Soccer, que será realizada na praia de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte, o diretor técnico da Federação Norte-rio-grandense de Beach Soccer, Andrey, se encontra desde essa quarta-feira, no Rio de Janeiro, onde acompanha a seleção da Venezuela nas Eliminatórias Sul-americanas, para a Copa do Mundo. Apesar da correia que está enfrentando para resolver todas as pendências da competição que será realizada no Estado, Andrey está confiante de tudo ocorrerá dentro dos conformes.
Na sexta-feira, 22, Andrey Valério ministrou um curso para técnicos de beach soccer, em Maceió, Alagoas. Assim como em outras cidades, onde tem transmitido seus conhecimentos, o evento realizado na terra dos marechais, também, foi coroado de êxito. O curso deveu-se à criação recentemente da Federação de Clubes de Beach Soccer de Alagoas.
Por Manoel Cirilo 
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Palmeiras/Rocas vence Torneio de equipes amadoras


O Palmeiras Futebol Clube, do bairro das Rocas, ainda comemora o título de campeão do 1º Torneio de Equipes Amadoras da Capital, promovido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol no último fim de semana, no estádio Ranilsão, no Conjunto Pajuçara I, na zona norte de Natal.

Na grande final, o Palmeiras derrotou o Esporte Clube Guarani por 2 a 0. Participaram também da competição as equipes do Natal Futebol Clube, Portuguesa Esporte Clube, ACD Estrela do Mar, Guarani Futebol Clube, APCEF e Bonsucesso.

"Acho muito importante esse tipo de competição, que tem como objetivo fomentar a interação entre as equipes amadoras, perante a federação, além de incentivar a tentativa de descobrimento de novos valores para o futebol do Rio Grande do Norte", considerou o presidente José Vanildo, na ocasião.

Fonte: Esporte Amador RN

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eurogoal 1000: e pegue bolada!

Mais uma vez a globus inovando no esporte com a mais nova maquina de lançar bolas para treinamento de goleiros.

O objetivo Globus 1000 é caracterizado por uma potência muito alta que pode projetar a bola até 140 km / h de velocidade e, acima de tudo, uma excepcional manobrabilidade do dispositivo de lançamento que permite que você crie trajetórias infinita com todos os efeitos desejados.
Na verdade, graças ao sistema patenteado Globus Triaxial, o treinador pode ajustar o lançamento na vertical (em direção à "para cima e para baixo), horizontais (direita e esquerda) e, principalmente, da inclinação do dispositivo para o plano inclinado aumentar a curvatura da trajetória.

O segredo das amostras é baseado no número de repetições de movimentos técnicos corretamente. O fator limitante é muitas vezes o momento em que você pode ter na formação. Globus Gol, neste sentido, é o parceiro ideal e treinamento incansável, para fazer centenas de exercícios para cada treino com uma alta taxa e precisão. Segue vídeo do aparelho em funcionamento.

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Times de Alta Performance: 5 qualidades essenciais

Durante anos, foram feitas exaustivas análises e avaliações sobre os melhores times de trabalho dentro de diversas empresas. Esses levantamentos apontaram características e qualidades inerentes a estas equipes de alta performance, que podem ser incorporadas em qualquer negócio. São elas:

Metas e objetivos compartilhados – em uma equipe eficiente, todos sabem exatamente quais são suas metas e objetivos e o que o time deve alcançar, pois seus propósitos são partilhados e discutidos por todos. Cada membro da equipe dá ideias e sugestões sobre como as metas e objetivos podem ser atingidos mais facilmente, o que faz com que os colaboradores sintam-se parte de uma organização maior.

Valores e princípios – Em times de alta performance, há discussões regulares sobre os valores, princípios e comportamentos que orientam as decisões da equipe. O líder estimula valores como honestidade, transparência, pontualidade, responsabilidade para finalizar suas atribuições e realização de trabalhos com qualidade. Todos possuem liberdade para discutir e concordar, a partir do que são em sua essência.

Planos de Ação Compartilhados – Na fase de construção de uma equipe de excelência, é explicado para cada membro da equipe, individualmente, sobre a execução de qual parte do trabalho ele será responsável. No final dessa conversa, todos sabem quais as atribuições de cada membro e como seu próprio trabalho está em sintonia com as ações da equipe.

Um Líder é sempre necessário – Toda empresa deve possuir um chefe ou líder bem definido. Democracia é um conceito muito bom, mas não funciona no mundo dos negócios, onde é necessário que alguém esteja no comando e assuma o controle. Em uma boa equipe, todos sabem quem está no comando.

Revisão e avaliação contínua – Nessa fase, a equipe avalia regularmente a sua evolução a partir de duas perspectivas. Em primeiro lugar: o time atingiu os resultados esperados por seus clientes ou pela empresa como um todo? Ao lidar com os clientes, a equipe criou mecanismos para perguntar continuamente aos clientes: “você está satisfeito?”.

Unindo a equipe – Uma das coisas mais importantes feita para construir uma organização de alta performance é realizar reuniões de equipe regulares. O time é reunido semanalmente, durante um tempo determinado, para conversar, discutir, se atualizar sobre os progressos realizados e compartilhar ideias, opiniões e percepções.

Exercício de Ação – São realizados exercícios para  elucidação dos valores, com toda a equipe. Então, de comum acordo, todos passam a viver e trabalhar pelos valores comuns.

Extraído do Blog Tudo sobre Coaching
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditandono Sonho de se Tornar GRANDE"

domingo, 24 de julho de 2011

Testes genéticos podem prever talento no esporte

Seu filho nasceu para ser um atleta de elite? Vendedores de testes genéticos nos Estados Unidos afirmam que a resposta está em exames feitos pelo correio, por menos de US$ 200 (R$ 332).

Alguns clientes dizem que os resultados ajudam a conduzir os filhos para os esportes certos. Mas médicos afirmam que os testes colocam os lucros à frente da ciência.

Pesquisadores já identificaram vários genes que podem determinar força, velocidade e outros aspectos da performance atlética.
 
Elizabeth Marston, 10, que fez teste genético, joga futebol em escola de Bountiful, Utah (EUA)

Mas é possível que haja mais centenas de genes relacionados, além das experiências que determinam as habilidades atléticas, afirma Alison Brooks, especialista em medicina do esporte na Universidade de Wisconsin.

Brooks escreveu um comentário sobre o assunto na revista "Jama", da Associação Médica Americana.

Bradley Marston, de Bountiful, Utah, comprou um teste pela internet há um ano para sua filha Elizabeth, 10.

Como ela joga futebol "muito bem", Marston queria saber se ela tinha uma variação do gene ACTN3, ligado à produção de uma proteína que atua nos músculos.

Uma forma desse gene foi ligada a explosões de força necessárias para atividades como corrida curta e levantamento de peso.

O teste de Elizabeth mostrou que ela tem o gene para explosão muscular. Seu pai espera que esse resultado a ajude a ganhar uma bolsa de estudos para a faculdade.

Mas, para o especialista em genética Stephen Roth, da Universidade de Maryland, a ciência de como genes influenciam habilidades atléticas está em fase inicial, e as promessas das fabricantes de testes estão baseadas em "suposições imprecisas".

Lainie Friedman Ross, especialista em ética médica da Universidade de Chicago, alerta que as crianças podem não entender os resultados dos exames. "Isso é genética recreativa, com pontencial para causar danos", diz Ross.
 
Fonte: folha.com
 
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditandono Sonho de se Tornar GRANDE"

sábado, 23 de julho de 2011

Garrincha e o ‘fair play’

A invenção do fair play, o famoso ‘jogo limpo’ apregoado pela FIFA e pelos apreciadores de bom futebol, ocorreu no Maracanã por inspiração de... Mané Garrincha!

Em 27 de Março de 1960, durante um disputado Clássico Vovô, pelo Torneio Rio-São Paulo, Pinheiro (do Fluminense) disputou uma bola com Quarentinha (do Botafogo) no início do segundo tempo e caiu com uma distensão muscular. A bola sobrou para Garrincha, que invadiu a área e podia fazer o gol. Mas o que fez o imprevisível Garrincha nesse momento que se tornou sublime? Vendo Pinheiro caído, e como se fizesse a coisa mais natural do mundo, atirou tranquilamente a bola para fora a fim de Pinheiro ser assistido, e apesar de estar no meio do incêndio das paixões de um clássico.

O jornalista e flamenguista Mário Filho, nas tribunas, empolgou-se com a cena e exclamou: - "É o Gandhi do futebol!".

O lance já teria sido belo e eterno por si mesmo, mas não parou aí. O tricolor Altair, encarregado da cobrança do lateral, compreendeu que tinha que retribuir e simplesmente deixou a bola quicar. E a bola foi do Botafogo. Todos no estádio aplaudiram o fabuloso lance.

Garrincha e seu coadjuvante Altair tinham acabado de fazer história novamente e o jogo terminou 2 a 2. Talvez o empate tenha sido ajustado para um jogo onde não havia perdedores, mas garbosos e galhardos atletas.

Fonte: Pesquisa e texto de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Descaso na grama

Um ano e sete meses depois da troca do gramado do Castelão, ninguém sabe qual seu destino. Alegando desinteresse das prefeituras cearenses, a Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte) não conseguiu reaproveitá-lo. “Nós oferecemos, mas as prefeituras não se interessaram por conta dos custos de retirada e transporte do material”, explicou Gony Arruda, titular da Sesporte. Assim, os R$ 500 mil investidos foram para o lixo.

Com a reforma por conta da Copa do Mundo de 2014, o gramado precisaria ser rebaixado e, consequentemente, trocado. Além disso, o atual tipo de grama, mesmo colocada há pouco tempo, não atendia a exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O que, aparentemente, foi surpresa aos gestores é que nenhum estádio teria condição de aproveitá-lo.
 
No dia 11 de dezembro de 2009, o gramado do Castelão, historicamente criticado, começou a ser reformado. A promessa era de que, em dois meses, o local ganharia um palco de primeira qualidade. Isso justificaria o montante investido. “É uma grama que só precisa de manutenção a cada 10 anos”, disse o então secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, no dia em que as obras começaram.

Hoje secretário especial da Copa, ele explica que todo o material que não seria aproveitado no novo Castelão foi herdado pela Sesporte. “Cadeiras, refletores, placares eletrônicos, gramado...”, enumera Ferruccio, reforçando a importância da obra no gramado em 2009. “Todo mundo lembra como estava a situação antes?”

O Castelão teve a maior parte do gramado retirado com o início das obras da Copa. Outra parte continua lá. A dúvida que fica é: para onde foi a parte retirada? O POVO não teve, por parte do Governo, acesso a representantes do consórcio construtor. “O gramado foi ficando lá e não sei que fim levou”, diz Gony. Pelo visto, a pergunta vai ficar sem resposta.

EXIGÊNCIA DA FIFA
A grama adquirida em 2009 não será aproveitada no novo Castelão por causa das exigências da Fifa para a Copa de 2014.

GRAMA SEM PROVEITO
Segundo a Sesporte, nenhuma prefeitura teve interesse no gramado. Mesmo assim, não se sabe onde ele foi parar.1,5 milhão de reais é custo estimado de quanto será a futura do grama do Castelão, três vezes mais que a comprada em 2009.
 

O caos na grama cara 

Boa parte dos 9.100 metros quadrados do gramado do Castelão - da espécie ´tifton´, caracterizada por ser mais macia e só precisar de manutenção a cada 10 anos - foi transferida pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Ceará (DER) para ser utilizada na Academia da Polícia Militar e na Procuradoria Geral do Estado. A outra parte foi morrendo com o desenvolvimento da reforma, não suportando o peso dos tratores, o depósito de materiais que sufocaram a planta, a falta de irrigação e também a poeira das demolições e da implosão de parte da arquibancada.


Incômodo é saber que um gramado de alta qualidade e que custou R$ 493.115,92 teve parte transferida para locais onde está sendo subutilizado e - o que é pior - a outra parte tornou-se descartável.

Problema antigo
Não é novidade o problema da falta de interesse em reaproveitar o gramado do estádio Castelão. O Diário do Nordeste abordou o assunto com exclusividade na edição de 29 de maio deste ano. Na época, parte do ´tapete´ - instalado em dezembro de 2009 - já havia sido destruída pelo tráfego dos tratores que tocavam a reforma da praça esportiva para a Copa 2014. Mesmo assim, o governo do Estado, responsável pelo gerenciamento do estádio, ainda oferecia o gramado para doações, assim como fez com cadeiras, placares eletrônicos, holofotes, aparelhos de ar-condicionado e até chuveiros. Prefeituras e praças esportivas do Interior chegaram a mostrar interesse no piso vegetal, mas esbarravam no alto custo da logística de remoção, que variava de R$ 75 mil a R$ 100 mil.

Aproveitamento
O superintendente do DER, Quintino Vieira, explicou o destino da grama. "Oferecemos todo o gramado para prefeituras de municípios que tivessem estádios reconhecidos pela Federação Cearense de Futebol. Sobral, Iguatu, Juazeiro do Norte foram alguns dos que se interessaram. Mas, quando faziam o orçamento da mão-de-obra para a remoção, desistiam. Esperamos até o último momento, mas, quando precisamos do espaço para dar seguimento à reforma, demos o destino atual. A Academia da Polícia ficou com 60%, cerca de 5.500 metros quadrados. O jardim da PGE recebeu 20% e o restante ficou no local", informou.
 
Texto de Emmanuel Macêdo e Futebol Nordeste (mesclado)
 
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"